Blog

Batata Yacon

Emagrece, controla açúcar no sangue (glicemia) e aumenta saciedade.

A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma planta originária das regiões Andinas. Sua raiz tem aparência semelhante à batata doce, apresenta uma polpa crocante e sabor adocicado semelhante a uma pera. O consumo pode ser na forma in natura (basta lavar bem, retirar a casca e consumir imediatamente), pode compor saladas, ser liquidificada com frutas ou levada em cocção no preparo de omeletes, sopas ou qualquer outro prato quente.

Devido o elevado teor de água, reduzido valor energético e, diferentemente da maioria das espécies de tubérculos que estocam energia na forma de amido, a batata yacon é rica em FOS (frutooligossacarídeo), uma forma saudável de carboidrato importante para a manutenção das bactérias benéficas presente no intestino.  Estimula a atividade bifidogênica auxiliando na recuperação da mucosa intestinal nos casos de doenças como diabetes, controla a glicemia (açúcar no sangue), auxilia em diversas doenças intestinais e no controle do peso saudável.

Estudos comprovam que a quantidade de FOS e inulina (um tipo de carboidrato do grupo do frutooligossacarídeo) da yacon regula o trânsito intestinal, sendo assim um alimento importante para pessoas com problemas intestinais e com dificuldade de evacuar. Pelo mesmo motivo é indicado também em dietas de controle do colesterol por ajudar indiretamente na absorção do colesterol evitando que se acumule no sangue.

É uma fonte de carboidrato de baixa caloria que apresenta 30 Kcal a cada 100gramas, em contrapartida a batata inglesa tem 52 Kcal na mesma poção. Pode-se concluir que a batata yacon é um alimento funcional e saudável para incluir em dietas e nutrição equilibrada em todas as idades.

Suco com yacon:

  • 8 morangos;
  • 3 fatias de batata Yacon (1cm cada fatia);
  • ½ xícara de blueberry;
  • 100 ml de água de coco.

Modo de Preparo: liquidificar a batata yacon com a água de coco e em seguida os morangos com o blueberry.

Consumir em seguida.

Indicações: celulite/ antienvelhecimento/ gordura localizada em abdome / controle glicemia.

Em breve publicaremos as novidades do IX Congresso Internacional de Nutrição Clinica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional que ocorreu entre os dias 12 a 14 de setembro.

Boa leitura!

Sheila