Blog

natal

O fim do ano está chegando e agenda fica cheia de confraternizações, encontros e eventos. E não podemos deixar de lado momentos agradáveis com amigos e familiares. Tentações não faltam nestas festas… e assim manter a dieta é muito difícil. Mas não se desespere, é possível aproveitar e não afundar com todo trabalho feito.  Seguem 10 dicas preciosas para você aproveitar – sem culpa e sem sofrimento.

-Comece as refeições pela proteína, para garantir saciedade.

-Entre as carnes, o peito de peru é uma alternativa menos calórica e carne mais magra. Os peixes como o bacalhau, por exemplo, é uma boa opção;

-Evite exagerar nos panetones, rabanadas, gorduras e doces. Estes vilões da boa forma colaboram para tirar você da dieta e podem se tornar um pesadelo.

-Deixe seu prato colorido garantindo saúde no equilíbrio dos nutrientes;

-Faça um lanche saudável antes de sair de casa para as festas. Crie seu lanche usando proteína, ervas e especiarias. Alguns ingredientes interessantes: atum, tofu, azeitona, cottage, ricota, pimenta vermelha, tomate, azeite, salsinha, brotos, pão integral ou tapioca.

-Atenção com a farofa! É uma fonte de carboidrato e gordura. Prepare com azeite, cenoura, cebolinha, salsinha, pimentão, azeitona, clara de ovo no lugar de usar linguiça, bacon ou gema de ovo. Pode usar também a farinha de mandioca e picar ou quebrar alguns biscoitos cream crecker para deixar a farofa mais crocante e leve. Para quem não está comendo glúten tem opção de cream cracker sem glúten .

-Bebidas com álcool: atenção com os destilados, batidas com leite condensado, chopp e cerveja: são calóricos e podem atrapalhar sua dieta. Prefira espumante, proseco e vinho, que  são menos calóricos.

-Hidratação: importantíssimo! Mantenha-se hidratado usando água aromatizada, além de ser decorativa, estimula a tomar mais água. Coloque canela, hortelã, maçã, gengibre ou limão. Se tiver exagerado, use algumas folhinhas de boldo com rodelas de limão na água.

-Prepare entradas com carpaccio de abóbora, carne, peixe, oleaginosas (castanhas, amêndoa, macadâmias, etc.), frutas desidratadas e não cristalizadas. Pode compor o prato com palitos de cenoura, pepino, erva doce e salsão. Coloque 100ml de água gelada e uma pitada de sal num copo de 300ml e acomode os palitos. Conserva deixando-os mais crocante.

-Siga as dicas básicas de uma dieta: Mastigue bem, Coma de 3 em 3 h, mantenha o foco – mas sem neurose, coma alimentos crocantes durante o dia para ter saciedade.

 Não deixe de comer, mas faças escolhas certas para entrar leve e tranquila em 2015.

Boas festas!!

Imagem retirada do google.