Blog

batata-doce-beneficios-e-propriedades

A batata doce possui uma grande quantidade de vitamina C (26 mg). Essa vitamina atua como co-fator para enzimas que são responsáveis pela estabilização e formação de rede das moléculas de colágeno. Por isso o consumo desse alimento torna-se ideal para manter uma produção contínua de colágeno e, consequentemente, uma pele sem rugas. Além disso, essa vitamina aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microrganismo e estruturas estranhas ao corpo. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças como infecções bacterianas e virais como a gripe.

A cor vermelha da batata doce contém o licopeno, um potente fitoquímico, que exerce papel na prevenção de alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares. Para aumentar essa proteção, a batata pode ser consumida com molho de tomate, um dos principais alimentos fonte de licopeno.

A batata doce também é benéfica no controle da glicemia, por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina (hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gordura abdominal e corporal), para a melhora no controle glicêmico ela pode ser consumida junto com uma proteína (carne, frango, peixe ou ovos).

Esse importante alimento também é fonte de betacaroteno um antioxidante que pode retardar o progresso da degeneração macular (a principal causa de cegueira em pessoas com idade superior a 40 anos), olhos secos, cegueira noturna, pois o corpo converte o betacaroteno em vitamina A, um nutriente que ajuda a prevenir doenças oculares. Esse antioxidante também age na imunidade, ajuda no combate aos radicais livres e aumenta o número de células de defesa. O betacaroteno convertido em vitamina A também apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. Sua deficiência provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes.

O betacaroteno e a vitamina A são melhores absorvidos pelo organismo quando consumidos com uma gordura boa como o azeite. Por isso, coloque um pouco de azeite de oliva e ou azeite de macadâmia ao consumi-la.

Esses benefícios podem aumentar se a batata doce for consumida com peixes, pois eles possuem ômega 3, que diminui o risco de degeneração no olho além de ser um excelente antiinflamatório. Frutas e legumes alaranjados, como mamão e cenoura, também podem ser ótimos aliados, pois têm betacarotenos que formam a vitamina A, importante na proteção da visão e do sistema imunológico.

 imagem retirada do google