Blog

unhas

Unhas frágeis, quebradiças e que lascam fácil são queixas comuns nos consultórios de nutrição e estética. Em meio a tantas terapias disponíveis temos alguns pilares importantes para sua pesquisa e sucesso, como: Alimentação, uso de produtos contaminantes e desequilíbrios bioquímicos. Procure a opinião do nutricionista e do dermatologista para descobrir a causa do seu problema!

A aparência da unha está diretamente relacionada ao bom funcionamento do organismo, sem dúvida. Porém somente uma análise clínica e bioquímica profunda pode trazer o resultado que tanto espera. No que diz respeito a alimentação- Quando existe a falta de cálcio, selênio, zinco e ferro elas podem ficar fracas, quebradiças e apresentarem manchas esbranquiçadas. Para garantir unhas saudáveis a alimentação diária deve conter alimentos como carnes, ovos, peixes, aves, semente de linhaça, castanha-do-pará, amêndoas, aveia, folhas verdes escuras (agrião, couve manteiga, brócolis…) leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja…), vitamina A que pode ser encontrada na cenoura, abóbora, damasco, gema de ovo, manga e mamão. Existe a necessidade de variar muito bem o cardápio e seguir um planejamento de acordo com os resultados de seus exames, por isso somente o nutricionista saberá a quantidade certa para seu caso.  Poderá pesquisar também as intolerâncias alimentares e função intestinal, pode estar aí seu principal problema. Lembre-se também que a saúde das unhas está diretamente relacionada com a saúde dos cabelos e da pele.

Dica 

Evite umidade provocada pela limpeza de roupas e louças, pois deixa a unha mais flexível, predisposta a invasão por fungos e bactérias oportunistas, podendo causar   infecções. Procure usar luvas e manter as mãos sempre limpas e  secas.

Cuide-se sempre e tenha unhas sempre saudáveis!