Blog

Alface_crespa

Um alimento muito consumido, de preparo prático, fácil de ser associado a outros alimentos deixando o prato mais saboroso, bonito e o mais importante: saudável. Sinônimo de salada no Brasil, é rico em água, tem uma quantidade relativamente alta de proteínas e baixa quantidade de carboidratos como todas as folhas. Geralmente é consumido cru, oque garante a preservação de todos os seus nutrientes: Vitamina C, acido fólico, B- caroteno, carotenoides, clorofila.

Vitamina C: potente antioxidante,  possui alta influencia no aumento da imunidade.

Betacaroteno: importante  para o revestimento de tecidos, auxilia no bronzeado, protege o organismo de doenças e ajuda na prevenção do envelhecimento.

Carotenoides: atuam protegendo as células de produtos oxidados no organismo (antioxidantes)

Clorofila: Excelente detoxificante, aumenta  saciedade, rico em fibras e antioxidantes, estudos estão sendo realizados para comprovar sua ação na prevenção, controle e tratamento de doenças.

A alface também contem alguns compostos que são importantes para saúde como por exemplo a Lactucina que atua como calmante diminuindo o estresse e trazendo sensação de conforto. Essa substancia pode ser encontrada em maior quantidade no talo da alface, por isso não a despreze, que tal num suco com uma fruta a sua escolha?

Este alimento poderoso pode fazer parte do seu dia, trazendo saúde e bem estar. Veja a melhor forma de escolher e cuidar de suas hortaliças:

  • Escolhendo a alface na hora de comprar:

Como Geralmente a alface  é vendido por unidade escolha um com tamanho proporcional ao que você pretende servir pois ele é muito sensível e não vai ficar tão fresquinho quando armazenado em geladeira, porém não há problema em armazená-lo já higienizado em refratário com tampa durante um ou dois dias.

As folhas devem ser firmes, sem furos com cores vibrantes, as folhas do lado de fora da alface podem ficar murchas as vezes, mas analise se não vale a pena retira-las e aproveitar as de dentro se estão boas.

 Hidropônica ou orgânica?

Estudos mostram que alfaces hidropônicas apresentaram maior teor de nitrato e menor concentração de sólidos solúveis e ácidos ascórbico quando comparado a alface orgânica que apresenta qualidade superior em relação a  baixa concentração de nitrato e maior teor de ácido ascórbico.

  • Higienizando meu alimento:

Selecionar, retirando as folhas danificadas, separando uma a uma e assim lava-las em água corrente ( use a água com consciência! ); Em seguida deve deixa-las de molho de  15 a 30 minutos em  hipoclorito (10 gotas para cada litro de água)e após enxagua-las em água filtrada. Sua folha está limpa!

“Hoje em dia algumas empresas oferecem a praticidade o alface já lavado e rasgadinho, porém até mesmo estes podem conter pequenas sujidades e até mesmo larvas.”

 Antes do almoço, uma bela salada com alface pode ser muito bem vinda, vai auxiliar no processo de  digestão, auxilia no transito intestinal e no metabolismo de nutrientes, pode ser usada como estratégia de emagrecimento saudável quando você pode comer uma maior quantidade se fibras, trazendo saciedade para depois consumir menos carboidrato. Porém vale lembrar que temperos industrializados podem ser ricos em sódio e gorduras, prefira temperos naturais como limão, açafrão da terra, gengibre entre outros.

Torne seus momentos prazerosos, traga a essência da nutrição pra sua vida!

Texto: Dra. Sheila Mustafá e Michelle Vieira – estagiária de nutrição

Fontes: Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

vol. 39, n. 3, jul./set., 2003; Hortic. bras., v. 24, n. 4, out.-dez. 2006