Blog

Imagem retirada de: Google Imagens

Os filtros solares são importantes para usarmos o ano todo, mas principalmente no verão e em regiões com alto índice de radiação solar.

Para obter a melhor proteção do filtro solar é necessário conhecer algumas particularidades do produto, saber escolher e usa-lo diariamente.

Existem dois tipos de raios ultravioletas: UVA e UVB. Os raios UVA atingem a camada mais profunda da pele, a derme; esses raios vão originar os radicais livres, responsáveis pelo fotoenvelhecimento e câncer de pele. Essa radiação está presente o dia todo inclusive em dias nublados. Os raios UVB atingem a epiderme e causam as queimaduras, eritema (vermelhidão), manchas, descamação e ressecamento excessivo da pele. Sua incidência é das 10h às 16h.

Filtros solares que tem na embalagem “amplo espectro” quer dizer que esse produto protege a pele das duas radiações e são os mais indicados. Geralmente é uma combinação de filtros físicos e químicos para gerar protetores mais altos. O FPS descrito na embalem corresponde à proteção dos raios UVB e o PPD é o que corresponde à proteção UVA. O PPD deve corresponder a 1/3 do FPS. Procure na embalagem pelo PPD que deve vir em numero ou sinal, ex: +, ++ e ++++++. Filtros físicos criam uma barreira na pele que reflete os raios UV. São mais indicados para grávidas, crianças com menos de 2 anos e pessoas alérgicas. Sua característica é deixar a pele mais esbranquiçada. Os filtros químicos absorvem parte da radiação transformando-a em energia inativa. Estão sempre associados aos filtros físicos gerando uma maior proteção.

Os protetores estão cada vez mais inteligentes além de proteger a pele contém substâncias que tratam os tipos de pele, como antioxidantes, hidratantes, vitaminas e controladores de oleosidade. Se você tem uma pele mista, oleosa ou com acne prefira filtros que tenham na embalagem: oil free, livre de óleo, toque seco e controle de oleosidade. Veículos em forma de gel e sérum são indicados para esses tipos de peles. Para peles secas o ideal são os cremes e loções com vitaminas e hidratantes na fórmula. Homens que tem muitos pelos prefiram os sprays, géis aquosos e loções que são mais fáceis de aplicar e costumam ter toque seco.

Os filtros precisam ser aplicados e reaplicados todos os dias, mesmo em dias nublados. O ideal é aplicar o produto em casa e reaplicar a cada 2 ou 3 horas, principalmente  ao se expor excessivamente ao sol, sair da água, suar ou secar-se com toalha. Escolha filtros com no mínimo FPS 30 para uso diariamente e fatores maiores para uso na praia. Esportistas devem ainda usar roupas e bonés/chapéus com tecnologia de proteção UV.

Por Bianca Vieira, esteticista da Clínica Sheila Mustafá Nutrição & Estética.