Blog

olheiras

As olheiras, nome popular dado ao escurecimento da região periorbital dos olhos, ainda não possui etiopatogenia definida, mas sabe-se que é uma desordem multifatorial que acarreta o problema. Dentre as razões mais complexas, estão as mais simples: como noites mal dormidas e problemas com o sono, gripes e resfriado, desidratação, estresse, crise de choro, TPM e ainda, no caso das mulheres não remover totalmente a maquiagem vai tornando-a mais pigmentada.

As outras causas conhecidas são de origem genética, ou seja, as células dessa região produzem mais pigmento que qualquer outra região da face; infecções intestinais, problemas digestivos, doenças respiratórias como a sinusite e a rinite; o mau funcionamento dos rins, dificuldade do organismo desse individuo em absorver nutrientes, alergias alimentares, alimentação inadequada (rica em gorduras trans, açucares, o baixo consumo de folhas, vegetais e frutas levam à deficiência de vitaminas importantes para manter a integridade da pele e sua boa circulação). Ainda temos o acumulo de melanina na região vinculada aos efeitos da exposição solar continua e cumulativa e o envelhecimento fisiológico.

Não é tão fácil tratar o problema, é necessário uma avaliação mais profunda e um exame clinico para saber a devida origem das olheiras, mas podemos amenizar o quadro com mudanças na alimentação. Uma ingestão de alimentos antioxidantes beneficiam o corpo todo, no caso das olheiras esses nutrientes agem na firmeza e resistência dos vasos sanguíneos evitando que se rompam e acumulem liquido na região. Outros alimentos como peixes ricos em ômega 3 (atum, salmão, sardinha), a linhaça é um antiiflamatório e protetor dos capilares sanguíneos; gengibre, chá verde, castanhas do Pará e amêndoas, brócolis, vitamina E,lichia, mix de óleos de linhaça, azeite de oliva e macadâmia; e água. A água é um fator importantíssimo que deve estar presente todos os dias nos nossos hábitos alimentares, sua importância não está somente em prevenir e amenizar as olheiras e sim na manutenção de todas as reações metabólicas do nosso organismo.

Outros grandes aliados são os tratamentos estéticos e o cuidado home care. O profissional de estética está apto e capacitado em tratar dessas disfunções, tratamentos com cosméticos e equipamentos ajudam a clarear, oxigenar, hidratar, proteger e manter a região orbital saudável e com uma boa aparecia. Na eletroterapia temos equipamentos eficazes como a microcorrentes e a ionização associada á ativos clareadores, descongestionantes, fortalecedores dos vasos sanguíneos e firmantes. O uso de máscaras de argila possuem minerais que equilibram a circulação e em alguns casos promovem um clareamento, as melhores são as que contêm minerais como zinco, silício e cobre. O uso de ácido glicólico e vitamina C nas cabines (seguindo as normas de concentração permitidas ao profissional) favorecem o clareamento, renovação celular e fortalecimento dos vasos da região, a vitamina C tem um incrível poder antioxidante deixando um aspecto iluminado.  

Para a manutenção do tratamento em cabine, o paciente deverá usar o cosmético indicado pelo profissional com substâncias seguras e eficazes para o uso em casa. Procure sempre um profissional capacitado para te ajudar e acabe com aquela aparência de urso panda!