Blog

estrias

Estrias são lesões na pele que causam tanto incomodo às mulheres quanto a temida celulite. As estrias acometem mulheres e homens. Nas mulheres localizando-se principalmente em seios, abdome, face lateral da coxa, glúteos, flancos, fossa poplítea e região lombossacral. Nos homens, ombros, tórax, braços e abdome são os locais mais acometidos.

As fibras elásticas tem a função de manter a elasticidade e juntamente com o colágeno elas conferem sustentação da pele. As estrias surgem principalmente quando há um estiramento de maior intensidade ao que a pele pode aguentar. O que geralmente desencadeia o aparecimento de estrias em ambos os sexos são o crescimento rápido na adolescência, o aumento de peso e a obesidade, a musculação para hipertrofia rapida também pode causar o rompimento de fibras elásticas, o uso de anabolizantes e corticoides, hereditariedade, uso de roupas principalmente calças muito apertadas e durante a gestação.

As estrias rubras (avermelhadas, rosadas ou arroxeadas) são a primeira fase, costumam apresentar prurido (coceira) e sensação de repuxamento, mesmo assim ainda são mais fáceis de serem tratadas. As estrias albas ou nacaradas são a segunda fase, apresentam lesões esbranquiçadas, ou seja, não possui mais vascularização local. As lesões têm como característica á bilateralidade, distribuem-se simetricamente de cada lado podendo ser horizontais e verticais, atróficas ou hipertróficas. As horizontais ocorrem geralmente após distensão do tecido (engordar, gravidez, musculação excessiva), as verticais caracterizam-se na fase de crescimento. O tipo atrófica, são lesões em depressão do tipo “valeta” na pele, tem fibras elásticas escassas e são mais comuns. O tipo hipertrófica são mais elevadas do que o nível da pele como se fossem “lombadas” e apresentam hipertrofia de fibras elásticas, são mais raras.

Para manter a pele livre de estrias deve-se cuidar da alimentação dando sempre preferência á alimentos saudáveis, como frutas, verduras, cereais integrais, carnes magras e a ingestão correta de água para manter o organismo hidratado. Consumir peixes de águas frias como atum, salmão, chia e linhaça pela presença de Omega 3. Para garantir sucesso no resultado deve seguir uma dieta personalizada e individualizada para estrias, fazer exames genéticos com o objetivo de avaliar e direcionar melhor a conduta adotada. Na pele devemos usar hidratante diariamente, essa é a melhor prevenção. Quando as estrias estão instaladas o melhor a fazer é procurar um profissional de estética habilitado que vai avaliar seu caso e propor o melhor tratamento.

O tratamento de estrias é mais demorado e elas não desaparecem totalmente, mas com os avanços na estética encontramos resultados maravilhosos. Os objetivos da abordagem terapêutica são: aumentar a microcirculação local, estimular fibroblastos, restaurar o manto hidrolipídico, atingir um maior grau de hidratação cutânea e aumentar a espessura da derme.

Os melhores tratamentos para estrias rubras são microcorrentes, ionização de ativos e hidratações com ativos regeneradores, estimulantes de colágeno, antioxidantes e estimulantes da hidratação local e cicatrização da pele. Nas estrias albas usamos o microagulhamento(Dermaroller), peeling de cristal e diamante, eletrolifting (galvanopuntura), vacuoterapia, esfoliações químicas e fatores de crescimento.

 Em ambos os casos a terapia combinada em cabine feita por um profissional qualificado e a manutenção home care do cliente garantem um resultado incrível!

Cuide-se e tenha uma vida saudável!