Blog

labios

Os lábios possuem uma epiderme muito fina, com poucas células de queratina e como não apresentam glândulas sebáceas e sudoríparas tem uma baixa proteção à perda de água desidratando com frequência.
A região labial merece uma atenção especial por estar em constante exposição ao vento, sol, baixas temperaturas e falta de umidade. Essas condições ambientais levam á desidratação, tornando a pele áspera, seca e com facilidade de lesionar e formar crostas.
Alguns cuidados são essências para manter a saúde e estética dos lábios. Um grande aliado da mulher é o batom, já encontramos no mercado formulações hidratantes e com substâncias que aceleram a cicatrização. Por ter uma composição graxa, o batom já forma uma película que protege os lábios. Os óleos vegetais, ceras e manteigas são os melhores ativos para formulações labiais, pois são capazes de formar um filme protetor que impede a desidratação, aumentam a hidratação e emoliência acelerando a regeneração.
No mercado de cosméticos ainda estão disponíveis esfoliantes que suavizam e eliminam aquela descamação dos lábios, proporcionando maciez. Podem ser usados de 2 a 3 vezes por semana, em dias alternados e de preferência à noite e após esse processo aplicar uma pomada hidratante ou protetor hidratante nos lábios. Dê preferência por produtos labiais que contenham em sua fórmula óleo de jojoba, manteiga de cupuaçu e karité, vitaminas A e E, aloe vera, dexpantenol, óleo de semente de uva e ainda com filtro solar para uso durante o dia. Evite passar a língua toda hora nos lábios, pois a saliva resseca ainda mais e não se esqueça de manter o corpo todo hidratado ingerindo água diariamente e apostando em uma alimentação mais natural.

Texto de Bianca Vieira (esteticista).