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Ovo

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O ovo é uma rica fonte de proteína e de diversos outros nutrientes, mas é preciso saber escolher qual tipo você irá acrescentar a sua dieta. No mercado encontramos três tipos deles: de granja, caipira e orgânicos. Os ovos de granja são produzidos em escala industrial, as galinhas se alimentam apenas de ração com altos índices de transgênicos, recebem injeções de hormônios e antibióticos para aumentar a produção e são mantidas presas em gaiolas.
Já os ovos caipiras e orgânicos, tanto a criação como a alimentação das galinhas são naturais. Elas vivem soltas, ciscam e se alimentam de vegetais, livres de hormônios e transgênicos. E isso reflete significantemente nas propriedades nutricionais dos ovos, como:
– Ovo de granja possui uma concentração de betacaroteno (vitamina A que ajuda o sistema imunológico) 5x menor que ovos orgânicos e caipiras;
– Orgânicos e caipiras possuem 3x mais Ômega-3, 3x mais vitamina E e 30% mais de vitamina D;
– Ingerindo ovos de granja, automaticamente, você está ingerindo diversos resíduos químicos.
A melhor forma de consumo do ovo é ele cozido, assim é possível aproveitar melhor os nutrientes que estão, em maior parte, concentrados na clara. Para fazer omelete ou ovos mexidos, prefira utilizar um pouco de gorduras saudáveis, como azeite, manteiga ou óleo de coco!
No mercado, não se engane em diferenciar os tipos de ovos apenas pela cor da casca (branca ou marrom), pois tanto galinhas de granja ou caipira podem colocar ovos nas duas cores. Leia com atenção o rótulo e se possível tome conhecimento dos procedimentos praticados nas granjas em que aquele ovo foi produzido!

Camila Borduqui
CRN 3 – 20615
Nutricionista Esportiva e Funcional

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