Blog

envelhecimento-samana

De nada adianta recorrer a melhor tecnologia em máquinas estéticas ou o melhor cosmético com a melhor técnica terapêutica se os hábitos alimentares continuarem prejudicando a estrutura da célula.

Muito se fala sobre os danos causados pelos raios ultravioletas, radicais livres e o estresse oxidativo na pele, mas o açúcar é um grande vilão no envelhecimento precoce. O consumo elevado do açúcar, presente nos doces e alimentos refinados também estão relacionados à obesidade, diabetes, hipertensão arterial e as doenças cardiovasculares.

O que pouco sabe é que este consumo exagerado também desencadeia uma reação conhecida como glicação, processo de ligação entre uma molécula de glicose e uma proteína resultando nos AGES. Essas proteínas sofrem modificações e impedem que a célula desempenhe seu papel corretamente.

 Nos últimos anos o processo de glicação é apontado como uma reação altamente lesiva a pele com alta formação de radicais livres, reação esta que pode modificar permanentemente as estruturas das células como, por exemplo, o colágeno. Componente fundamental para manter a pele com tonicidade, maciez e textura suave.

No mercado, encontramos princípios ativos com capacidade de reverter este processo tanto por via tópica ou oral. Necessário procurar um profissional capacitado para fazer a prescrição, seja o nutricionista ou dermatologista para orientação do melhor cosmético.

Já no que diz respeito à prevenção do envelhecimento e glicação através da nutrição e alimentação, o índice glicêmico da dieta deve ser sempre considerado, uma vez que alimentos com muito açúcar podem estimular o aparecimento de rugas e desvitalizar a pele. Deve diminuir o  consumo das carnes defumadas, assadas em altas temperaturas, frango ou carne grelhadas, batata frita e pães com a cor mais escura, são alimentos que estão em processo de glicação.

Vale ressaltar que a glicação é um processo natural no corpo, mas é possível evitar que este processo acelere o envelhecimento celular recorrendo a alimentação funcional individualizada e escolher terapias estéticas e cosméticos de qualidade.

Pratique nutrição funcional e associe às terapias estéticas garantindo o sucesso de seu tratamento.

Acompanhe-nos na próximas semanas com mais informações sobre o açúcar.

imagem retirada google imagens