Blog

chocolate

Terapia In Out

O chocolate na área estética (terapia out) é um grande aliado nos cuidados com a pele que nessa época do ano tende a ficar desvitalizada, ressecada e sem viço, consequentemente ocorre perda da maciez e do brilho natural. A terapia com chocolate (chocolaterapia) chega ao mercado com um grande poder de hidratação e nutrição das estruturas da célula, além de aguçar os nossos sentidos.

O extrato de cacau é um excelente ativo nutritivo, hidratante, emoliente, possui antioxidantes capazes de combater os radicais livres em excesso contribuindo para uma pele mais jovem, com menos rugas e iluminada. Contém minerais que atuam estimulando a circulação e oxigenação celular, aumentando a nutrição e hidratação.

As técnicas usadas nos spas e clinicas abusam do chocolate como elemento principal para o relaxamento, nutrição, hidratação e revitalização facial, corporal e cabelos, até banho de lua é sugerido com a especiaria. Tudo bem gostoso e relaxante!

Já na alimentação (terapia In), a nutrição permite trabalhar com o cacau (Theobroma cacao) na saciedade, na liberação de serotonina (hormônio do relaxamento e do controle da compulsão), nas doenças coronarianas (colesterol, pressão arterial), nas peles desidratadas e com manchas por estresse oxidativo. Opte sempre por chocolate com alto teor de cacau e menor teor de gordura e açucares como os 50 % a 70% cacau e fracione em pequenas quantidades, o ideal é consumir de 20 a 30 gramas por dia.

O chocolate amargo apresenta-se com grande quantidade de polifenóis com ação antioxidante reduzindo os níveis do colesterol LDL no sangue, diminuindo o depósito deste nas paredes dos vasos, prevenindo assim doenças como o AVC e o Infarto Agudo do Miocárdio. Estas substâncias também promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e melhorando a saúde do coração.

 Por ser rico em antioxidantes e vitaminas A, E e do complexo B, o chocolate possibilita um melhor funcionamento celular e  reduz a ação dos radicais livres sobre as células, além de diminuir o envelhecimento.

Há estudos que comprovam os benefícios do cacau no pré treino no apoio como antioxidantes, no controle da glicemia e otimização da gordura.

Fique atendo aos vilões açúcar e gordura, presente em excesso nos chocolates com menor teor de cacau, que consumido com frequência pode acarretar distúrbios, como diarreia, enxaqueca, aumento de peso, gases, irritabilidade e compulsão.

Segue abaixo uma receita deliciosa e saudável da nossa queridíssima chef Lidiane Barbosa que pode dar lugar ao tradicional ovo nessa páscoa.

Quadradinhos de chocolate com oleaginosas

  • 250g de chocolate 70% cacau;
  • 1/2 col. de café de pimenta caiena;
  • 1 pitada de sal do himalaia;
  • 3 col de sopa de nibs de cacau;
  • 1/2 xícara de macadâmia;
  • 1/2 xícara de amêndoas;
  • 1/2 xícara de castanhas de caju;
  • 2 col. de sopa de chia;
  • 2 col. sopa de gergelim torrado.

As oleaginosas podem ser a que você tiver em casa, sempre torradas e sem sal.

Modo de Preparo:

derreta o chocolate em banho Maria. Quando tiver derretido acrescente a pitada de sal , a pimenta caiena, coloque o chocolate no mármore e com uma espátula vá de um lado a outro até que fique em temperatura que não seja sensível ao toque. Acrescente os ingredientes deixando uma base de chocolate mais grossinha. Deixe endurecer em temperatura ambiente, se leva em geladeira fica esbranquiçado e pode derreter mais rápido. Logo após que estiver endurecido, quebre em pedaços e coloque em saquinhos para presentear na Páscoa.

Feliz Páscoa!

Equipe Sheila Mustafá Nutrição e Estética

Gabriela Carvalho – Esteticista

Bianca Silva – Esteticista

Thamiris Quirino – Nutricionista

Alessandra Oliveira – Gerente

Sheila Mustafá

imagem retirada do google imagens