Blog

Leite-x-acne

Na área da saúde temos sempre que tratar estes distúrbios pautados na individualidade bioquímica de cada indivíduo, o que ocorre com uma pessoa pode não ocorrer com outra do mesmo sexo, idade e tendência genética. Por isso, a resposta é depende!

Nos últimos anos cresceu o número de estudos científicos documentando que leite de vaca e derivados pode levar ao aparecimento de acne. O processo é multifatorial que tem como consequência a hiperatividade da glândula sebácea principalmente pela bactéria, Propionibacterium acnes. Estes microorganismos possuem enzimas que quebram a gordura localizada no canal (do folículo pilosebáceo) e liberam substâncias altamente irritantes desencadeando um processo inflamatório.

Dentre os fatores pode-se destacar hormonal, normalmente o principal fator desencadeante, intestinal, medicamentoso, cosméticos, estresse.

Alguns estudos mostram que meninas e meninos que consomem leite e ou seus derivados podem apresentar acne na fase adulta. Uma das argumentações para a ocorrência é que muitos constituintes hormonais presente neste alimento pode influenciar na produção endógena hormonal. Outro fator importante para o aparecimento de acne é o aumento da insulina que quando associado ao consumo de leite pode desencadear as inflamações. O consumo de carboidratos refinados (farinha branca, açúcar e doces..) com frequência, pode ser o vilão para o aumento da insulina.

O excesso de ômega 6 na dieta aumenta a inflamação, para controlar é necessário consumir maior quantidade de ômega 3(livre de mercúrio), que é um excelente anti-inflamatório. O selênio, zinco, cromo e antioxidantes (como epigalocatequina galato-encontrado no chá verde) colaboram positivamente no controle deste distúrbio.

Para quem sofre com acne é necessário evitar principalmente gordura saturada, observar se existe alguma intolerância ou excesso de leite e alimentos com índice glicêmico alto, já o chocolate não há registros de que aumentam a inflamação, mas deve-se considerar a individualidade de cada um.  Por ser multifatorial é de grande relevância estudar individualmente cada caso respeitando a individualidade bioquímica para selecionar a melhor conduta para o tratamento.

Como descrito acne é multifatorial, por isso associe à terapia nutricional uma consulta com o esteticista e com o dermatologista para te indicar o melhor ácido, cosmético, LED, laser, limpeza de pele ou qualquer outra terapia para diminuir o processo inflamatório. Outro alerta, não modifique sua dieta ou inicie o uso de produtos sem falar com o profissional da área. Sua saúde vale muito e o profissional capacitado saberá como te orientar!

Sheila

Terapia In&Out também para acne!