Blog

blog_acucardecoco

Típico do sudeste asiático e um dos ingredientes principais nas receitas da Indonésia, Camboja, Tailândia, Vietnã, Malásia e Sri Lanka, o açúcar da palma de coco, chega ao Brasil para adoçar nossas vidas com ricas surpresas nutricionais.

Produzido artesanalmente, os produtores fazem cortes no topo das palmas de coco para retirar sua seiva, esta, após ser aquecida durante horas começa a ficar mais espessa é retirada do fogo e precisa ser mexida até atingir uma consistência solida parecida com a nossa típica rapadura, porém o sabor é mais leve e delicado.

O açúcar de coco ou açúcar de palma como está sendo chamado aqui no Brasil, é considerado o mais sustentável, pois a sua produção rende 75% mais do que a da cana de açúcar, assim utilizando menos água em sua produção.

É uma opção para adoçar suas bebidas e preparações com um sabor parecido com o do açúcar mascavo, porém com baixo índice glicêmico o que o torna uma opção mais saudável principalmente para quem deseja emagrecer e também para diabéticos.

Comparando o grau de índice glicêmico:

Alimento                                                    Índice Glicêmico

Açúcar comum refinado                                    68

Mel                                                                           55

Açúcar de coco                                                     35

 Além disso, o açúcar de palma de coco é fonte de várias vitaminas e minerais, confira:

Vitaminas do complexo B – Importantes para saúde da pele e cabelo e modulação do fígado o que ajuda na eliminação de toxinas.

Potássio – Capacita a circulação sanguínea.

Magnésio – Auxilia na prevenção do envelhecimento, na síntese de proteínas e no fortalecimento dos ossos.

Ferro – Importante para o funcionamento do sistema nervoso e formação de tecidos.

Zinco – Melhora a imunidade, a cicatrização, formação óssea e prevenção do envelhecimento.

Texto elaborado pela estagiária de nutrição de nossa clínica Michelle Vieira

Fontes: http://www.iguaria.com/dicas/tudo-sobre-acucar/http://www.natue.com.br/acucar-de-coco-organico-250g-monama-39981.html?gclid=COXSzOSq5cYCFQoTHwod4LwIhw, https://thaisbrincando.wordpress.com/2011/02/03/camboja-%E2%80%93-2512-%E2%80%93-parte-4-acucar-de-palma-e-campos-de-arroz/