Blog

tipos-de-uvas

Um tesouro de antioxidantes

De toda a quantidade de uvas que são processadas o bagaço corresponde a 16%, segundo a EMBRAPA, isso equivale 210 mil toneladas por ano de resíduos derivados da uva que são descartados.  O que antes era irrelevante para empresas agora vem sendo analisado em vários estudos recentes e não tem decepcionado os estudiosos  apaixonados pela nutrição. O bagaço da uva tem mostrado um grande potencial antioxidante atuando como inibidor de radicais livres, por isso as empresas tem procurado adaptar receitas agregando-o como um novo ingrediente para barras de cereais, biscoitos, sucos, entre outras delicias.

Shrikhande, afirma que nas cascas da uva contém antocianinas e nas sementes procianidinas que são excelentes fontes de polifenóis. Eles se encontram em 10% no sumo, 30% na casca e 60% nos caroços e são produzidos pelas videiras como uma forma de defesa natural da planta contra insetos e outras agressões.

No organismo humano, os polifenóis atuam no tratamento da hipercolesterolemia,  melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do coração além de ser um potente anti-inflamatório auxiliando no tratamento da celulite, acne e no retardo do envelhecimento da pele.

Receita

Geleia de uva (tipo chimia) sem açúcar

  • 1 kg de uvas pretas (ou qualquer outra bem doce);
  • 1 kg de maçãs não muito ácidas;

Modo de preparo:

Esmague um a um os bagos de uva numa panela. Leve para ferver suco, bagaços e cascas de uva por 10 minutos.

Descasque e corte as maçãs em pedaços médios e leve ao fogo baixíssimo com o suco de uva. Se gostar, pode acrescentar especiarias. É importante usar uma panela grossa e é bom evitar as de alumínio que contribuem para aumentar a acidez da geleia.

Deixe ferver por uns 20 minutos, até as maçãs começarem a desmanchar. Não há nenhum problema em “ajudar” nesta etapa com um mixer.  Mexa frequentemente com uma colher de pau e mantenha no fogo até que a geleia esteja na textura desejada. Aqui levou mais uns 15 minutos. Transfira a chimia para potes de vidro esterilizados e mantenha na geladeira. Dura mais ou menos 2 semanas.

 
Fontes: Rev. Inst. Adolfo Lutz, 66(2): 158-163, 2007, http://www.dicyt.com/noticia/complemento-alimentar-feito-a-partir-dos-polifenois-da-uva, http://bichopapinha.com.br/geleia-de-uva-tipo-chimia-sem-acucar/.