Blog

Batata Yacon

Sua aparência é semelhante a da batata doce, o seu sabor semelhante ao de uma pera, uma ótima opção para quem busca um alimento natural, prático, saudável e funcional.

A batata yacon é uma raiz que veio das regiões Andinas e traz para nós um leque de vantagens por conter muita água e pouco valor calórico, é rica em frutooligossacarídeos, que são carboidratos saudáveis importantes para manutenção da flora intestinal, eles são capazes de prevenir doenças do intestino, há estudos que sugerem que os oligossacarídeos presentes na batata yacon são capazes de inibir os estágios inicias do câncer de colón. É essencial para o funcionamento adequado do transito intestinal, isso pode ajudar aqueles que sofrem com dificuldade para evacuar.

Entre suas qualidades funcionais os componentes presentes na batata yacon, controlam a glicemia em pessoas diabéticas e o colesterol evitando que se acumule no sangue.

Possui atividade antioxidante, é um alimento importante para os atletas e praticantes de atividade física anaeróbia principalmente, pois produzem grande quantidade de radicais livres, sobras da produção de energia usada no exercício. Também no controle de peso e dos perigos que traz a obesidade. Sua atividade antioxidante ainda pode auxiliar no tratamento de estrias, celulite e prevenção do envelhecimento.

A batata yacon pode ser usada nas preparações de pratos quentes como omeletes e sopas e também nos frios com salada ou sozinha (como se come uma fruta) podendo ser usada na sua forma in natura (crua), bem prática, basta descascar.

Com tantas opções de alimentos saudáveis e funcionais que oferecem praticidade como este, fica muito mais fácil garantir melhora na qualidade de vida através da alimentação adequada. Experimente!

Fontes: Cienc. Rural vol.45 no.5 Santa Maria May 2015 Epub Dec 16, 2014- Yacon: health benefits and technological applications

Michele Vieira – Estagiária de Nutrição – Clinica Sheila Mustafá Nutrição & Estética