Blog

tratamento da diabetes

Com certeza você deve conhecer alguém que tenha essa doença, por ela já ser tão prevalente!

Diabetes e uma doença crônica, progressiva, ocasionada por aumento da glicemia (açúcar) no sangue, esse aumento pode ser por causa de uma resistência a insulina e; ou pela diminuição da produção da insulina.

Infelizmente a Diabetes esta crescendo e estima-se que em 2040 teremos 23,2 milhões de casos dessa doença no Brasil.

A forma da Diabetes mais prevalente é a tipo 2. Essa ocorre principalmente em pacientes obesos, cerca de 80%. O risco de um obeso ter Diabetes é de 10 x superior ao risco dos magros. Sim… Não é a toa que esta crescendo! E a grande maioria dos diabéticos (90%) possui a famosa síndrome metabólica. Ou seja, doenças que aumentam o risco de doença cardiovascular como infarto e derrame. O que diminuiu a expectativa de vida desses pacientes, estes apresentam mortalidade 2-3 x maior do que a população geral. A doença também leva a comprometimento da visão, da função dos rins e ao aumento do risco de amputações.

Como tratar: A base do tratamento são as modificações do estilo de vida. Ou seja, dieta, atividade física! Os medicamentos também são imprescindíveis, orais ou injetáveis (como a insulina). Uma perda de 5% do peso já traz muitos benefícios!

Nem todos diabéticos terão que usar insulina! Isso dependera muito do controle glicêmico e alguns pacientes podem ate usar quando muito descompensados e depois param quando evoluírem com a melhora da doença.

Pacientes obesos, que fumam, tem pressão arterial alta, colesterol elevado e; ou historia na família de Diabetes apresentam fatores de risco importante para a doença, logo precisam realizar um simples exame de sangue para saber se possuem. Lembrando que quase a metade dos pacientes não apresenta nenhum sintoma ao diagnóstico! Uma alimentação saudável é fundamental no controle e principalmente na prevenção da doença!

Dra. Paula  Paes – Endocrinologista

Referencias bibliográficas:
  1. American Diabetes Association. Classification and diagnosis of diabetes. Diabetes Care.2016;39 (Supp1): S13-22
  2. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas. 7th edition. Disponível em : http://www.diabetesatlas.org