Blog

rugas

Hoje nosso texto é sobre a pele, o maior órgão do corpo humano, tem a função de revesti-lo e protegê-lo das agressões externas como sol, vento, produtos. Nela se vê as pistas da passagem do tempo, as rugas que aparecem com o envelhecimento.

As rugas começam a aparecer a partir dos 30 anos aproximadamente, após a menopausa tornam-se mais evidentes. Hoje em dia, devido aos hábitos irregulares essas rugas estão começando a aparecer mais cedo, a exposição solar inadequada ou insuficiente, a má alimentação, pouca ingestão de líquidos, uso excessivo de industrializados, de bebidas alcoólicas e fumo, o estresse e as noites mal dormidas só colaboram para envelhecermos mais rápido, define-se esse processo de envelhecimento extrínseco, causados por esses fatores externos. Nesse processo temos o envelhecimento cronológico que é o envelhecimento natural determinado pela genética. A formação de rugas ocorre quando existe uma redução do perfil circulatório, ou seja, a oxigenação e nutrição da pele, perda de colágeno e elastina, perda de água, redução da espessura da epiderme e o afinamento da epiderme, derme e hipoderme associadas aos músculos da face.

Entre os tipos de rugas estão: as dinâmicas – resultantes da expressão facial que ocorre devido á movimentação muscular. As estáticas – ocorre pelo processo de envelhecimento e principalmente pela ação da radiação solar na pele; são rugas que causam sulcos e não desaparecem com o rosto em descanso. As gravitacionais – são rugas decorrentes da ação da gravidade e flacidez (ptose).

Na estética temos muitos tratamentos em cabine que ajudam a solucionar o incomodo das rugas: a radiofrequência, máquina de alta tecnologia para formação de colágeno; o microagulhamento (Dermaroller), hidratações faciais, o uso da microcorrentes, massagem lifting, os peelings, entre outros. O profissional de estética vai avaliar o seu caso e propor o melhor tipo de tratamento. Vale lembrar ainda que manter hábitos saudáveis no dia a dia, ingestão correta de água, uso de protetor solar e hidratante, uma boa alimentação e estresse controlados refletem numa boa aparência e resultados mais rápidos em qualquer tratamento. A nutrição traz nos dias atuais uma gama de ferramentas e alimentos funcionais específicos para tratar do envelhecimento da pele. Pode-se fazer exames genéticos da pele para estudar como está a formação e colágeno e enzimas antioxidantes e na sequencia elaborar um plano alimentar personalizado e individualizado para o caso. Por isso, cada vez mais sugere-se as terapias associadas, In e Out para garantir sucesso.

Procure sempre por bons profissionais e acredite no resultado!